PÓS-GRADUAÇÃO UNIFAAT

Processando requisição!

0% - Processando requisição!

X

Fale Conosco:

Aguarde, enviando contato!

PÓS-GRADUAÇÃO - UNIFAAT

Inscrever

PÓS-GRADUAÇÃO SAÚDE

Os cursos de Pós-Graduação da UNIFAAT são desenvolvidos a partir das mais recentes demandas do mercado e contam com excelentes professores.

EMH Pós-graduação em Políticas Públicas em Saúde Mental da infância e adolescência

O Curso de pós-graduação lato sensu em “Políticas Públicas em Saúde Mental da infância e adolescência” visa à formação de profissionais capazes de analisar as realidades sob os princípios da Saúde Mental com base nas novas diretrizes da assistência do SUS, SUAS e da Reforma Psiquiátrica Brasileira, sem perder de vista as especificidades de tal público, problematizando o que se entende por sofrimento psíquico na infância e adolescência.

Duração
12 meses


Modalidade
Online


Carga horária
360h/a TCC opcional



 

Aulas quinzenais: Sextas (19h às 22h) e Sábado (09h às 12h).

As aulas serão ao vivo com a possibilidade do aluno assisitir posteriormente, tendo em conta que ficará gravada.

 

Certificação:

Centro Universitário UNIFAAT (Instituição Educacional Atibaiense Ltda.)

Portaria nº 258, de 22 de março de 2018. / Portaria nº 1.850, de 24 de outubro de 2019.

Conceito MEC: Nota 4 

TCC OPCIONAL:

A Resolução nº 01/2018, do Conselho Nacional de Educação (CNE), publicada em 06/04/2018, estabeleceu novas diretrizes e normas para a oferta de cursos de Pós-graduação Lato Sensu. Conforme o projeto desse curso, não é obrigatória a elaboração de TCC (trabalho de conclusão de curso), ficando sob a responsabilidade do estudante avaliar a necessidade ou não de contratar o TCC separadamente, caso assim deseje.

Havendo interesse na apresentação do trabalho, a defesa ocorrerá através de videoconferência e os procedimentos desse momento serão informados pela tutoria do curso.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

MÓDULO I - A INTERFACE ENTRE A REFORMA PSIQUIÁTRICA E A LUTA ANTIMANICOMIAL DA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA
A história da loucura infantil: arqueologia de um saber
A Reforma Psiquiátrica e as Políticas de Saúde Mental da infância e adolescência
O excesso de diagnósticos da infância e adolescência na contemporaneidade
Os princípios do SUAS no campo da Saúde Mental infanto-juvenil
Os serviços substitutivos ao manicômio, Capsi.
Saúde Mental infanto-juvenil na Atenção Básica: desafios e possibilidades

MÓDULO II - PSICOPATOLOGIA PSICANALÍTICA DA INFÂNCIA
Discussões psicopatológicas da clínica do autismo
Psicanálise e Saúde Mental na infância
Psicopatologia psicanalítica – Autismos
Psicopatologia psicanalítica – Neuroses e fobias infantis
Psicopatologia psicanalítica – Psicoses

MÓDULO III - PSICOPATOLOGIA PSICANALÍTICA DA ADOLESCÊNCIA
A clínica do excesso e os sintomas na era digital
A toxicomania na adolescência: uma leitura psicanalítica
Adolescência e crime: possíveis saídas?
Adolescência e risco de suicídio
Impasses na adolescência – Cortes e corpo
Psicanálise, adolescência e Saúde Mental

MÓDULO VI – ASPECTOS POLÍTICOS E INTERVENÇÕES POSSÍVEIS
A prática da Saúde Mental entre vários e a construção do Caso Clínico
O sofrimento psíquico infanto-juvenil na rede de atenção psicossocial: entre o SUS, SUAS, educação e a Justiça
Saúde Mental da infância e adolescência: Política e laço social

 COORDENADORES E PROFESSORES
 
Coordenador(a)

Thiago Bellato Doutor 

Psicólogo, Psicanalista. Mestre em Psicologia/Psicanálise pela UFSJ. Doutorando em Psicologia/Psicanálise pela UFMG. Atuação em Políticas Públicas.
 
Professor(a)

Alice Oliveira Rezende Mestra

Psicanalista, psicóloga, e mestre em psicologia (UFMG). É membro do Laboratório Transdisciplinar: Família, Parentalidade e Parcerias Sintomáticas (FAFICH/UGMG). Atuou no CAIS (Contagem-MG) como psicóloga clínica e pesquisadora no projeto "Riscos para a Deficiência Intelectual e o Transtorno do Espectro Autista (PRONAS/Ministério da Saúde). Integrou a equipe do ambulatório e dos ateliês de pesquisa do Centro de Atenção Psíquica Freud Cidadão. Ministrou disciplinas em cursos de pós graduação das universidades: Instituto de Educação Continuada (PUC Minas), Centro Universitário de Sete Lagoas (UNIFEM) e Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM). É autora de diversos artigos na temática da clínica com crianças e da psicopatologia infantil.
 
Professor(a)

Carolina Nassau Doutora

Possui graduação em Psicologia Puc Minas e mestrado em Psicologia pela UFMG. Doutora em psicologia com a tese sobre suicídio na adolescência intitulada "Preciso que a vida pare". Pesquisadora do Núcleo de Psicanálise e Laço Social - PSILACS/ UFMG. Autora do livro: Reduzir-se a nada: articulações entre o masoquismo, o feminino e a máscara.
 
Professor(a)

Christiane Odete de Matozinho Mestre

Psicanalista. Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC/MG (2006), pós-graduação em "Clínica Psicanalítica nas Instituições de Saúde" pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC/ MG Betim(2010), e mestrado em Psicologia pela Universidade Federal de São João del Rei - UFSJ (2018). É doutoranda em Psicologia do Departamento de Pós-Graduação de Psicologia da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG. Supervisora e coordenadora do Programa Já É do Núcleo @PSILACS/UFMG (Psicanálise e Laço Social no Contemporâneo).Tem experiência na área de Psicologia e Políticas Públicas, com ênfase em saúde mental e adolescência.
 
Professor(a)

Cinthia Demaria Mestra

Psicóloga, psicanalista, Doutoranda e Mestre em Estudos Psicanalíticos pela UFMG. Pesquisadora do Além da Tela: Psicanálise e Cultura Digital (UFMG) e do Laboratório de Clínica Psicanalítica: Invenções Subjetivas na Atualidade (PUC-MG). Atua na clínica com crianças, adolescentes e adultos e pesquisa temas relacionados à adolescência e aos atravessamentos da Cultura Digital.
 
Professor(a)

Cleusimar Cardoso Alves Almeida Doutora

Doutora em Serviço Social pela Universidade Estadual Paulista-UNESP, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, campus Franca- SP (2019). Mestre em Gestão Pública e Sociedade pela UNIFAL- Universidade Federal de Alfenas, Campus Varginha (2014). Especialista em Gestão de Serviços Sociais e Políticas Públicas (2011). Bacharel em Serviço Social, graduada pela UNIFENAS (2010). Atualmente, Professora da Universidade Vale do Rio Verde- UNINCOR e Assistente Social da Prefeitura Municipal de Varginha, no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).
 
Professor(a)

Diogo Nonato Reis Pereira Mestre  

Psicanalista, membro do Laço Analítico/Escola de Psicanálise, coordenador clínico e membro do Conviver - Centro de Estudos e Pesquisas para Crianças, Adolescentes e Adultos em Estado de Sofrimento Psíquico Agudo e Persistente. Docente e supervisor de práticas de formação no curso de Psicologia da Unifenas - Varginha, Mestre em Letras: Literatura e Linguística pela UninCor.
 
Professor(a)

Emmanuely Macedo Santana De-Nardin Mestra

Médica Psiquiatra pelo Hospital das Clínicas da UFMG. Mestre em Neurociências e Doutora em Saúde da Criança e do Adolescente pela UFMG. Professora Adjunta no curso de Medicina da PUC Minas.
 
Professor(a)

Marcus Macedo Mestre

Psicólogo CRP/MG No. 21.019; psicólogo do CAPS/AD de Governador Valadares; docente do curso de psicologia da Faculdade Pitágoras/Anhaguera; ́Pós-graduado em Saúde Mental e Atenção Psicossocial pela ENSP-FIOCRUZ/RJ; Mestre em Educação e Inclusão Social pela Faculdade de Educação da UFMG; Autor do livro “Desafios intersetoriais: Possibilidades de diálogos entre a saúde mental e a Educação de Jovens e Adultos; Coordenador do Grupo de Estudos “Suicidio sob o olhar da psicanalise em diálogo com outros saberes”
 
Professor(a)

Michele Kamers Doutora

Psicanalista, Mestre em Psicologia e Educação pela Faculdade de Educação da USP -FEUSP. Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano no Instituto de Psicologia da USP. Bolsista CAPES PDSE na Université Paris VII Denis Diderot - Proc. nº BEX0404/15-2 no período de julho 2015 à maio de 2016. Professora e Coordenadora dos Cursos de Especialização em “Psicopatologia Infância e Adolescência”, “Psicanálise: Sujeito e Laço Social” e “Psicologia Hospitalar e da Saúde: Atuação Multiprofissional”, do Hospital Santa Catarina de Blumenau. Co-organizadora e co-autora dos livros “Por Uma (Nova) Psicopatologia da Infância e da Adolescência” (2015) e “Desafios Atuais das Práticas em Hospitais e nas Instituições de saúde” (Finalista Prêmio Jabuti 2017) ambos publicados pela Editora Escuta/SP. Autora de vários artigos publicados em livros da Agalma e organizadora com Marco Antônio Coutinho Jorge e Rosa Mariotto do livro Psicanálise, Clínica e Cultura publicado pela Editora Agalma (2022).
 
Professor(a)

Patrícia da Silva Gomes Doutora 

psicóloga, psicanalista, Mestra e Doutora em Psicologia - Estudos Psicanalíticos pela UFMG, Especialista em Psicologia Clínica pelo CFP. Pesquisadora do Laboratório Além da Tela Psicanálise e Cultura Digital da UFMG
 
Professor(a)

Paula Duarte Félix Doutora

Psicanalista. Psicóloga graduada pela FUMEC. Especialista em Saúde Mental e Psicanalise pelo Unicentro Newton Paiva, Mestre e Doutora em Estudos Psicanalíticos pela UFMG. Psicóloga da equipe de saúde mental na atenção básica na prefeitura de BH.
 
Professor(a)

Rinaldo Conde Bueno Doutor

Mestre e Doutor em Psicologia, com estágio sanduíche na Universitat Rovira i Virgili – Espanha. Professor de graduação e Pós graduação em Psicologia. Supervisor clínico institucional. Sócio proprietário da clínica Espaço Rizoma - Saúde Mental e Acompanhamento Terapêutico. Ex-voluntário da rede de saúde mental de Trieste, Itália.
 

Profissionais graduados nas áreas da Psicologia, Enfermagem, Serviço Social, Terapia Ocupacional, Medicina, Fonoaudiologia, Técnicos em Enfermagem com nível superior e demais profissionais que atuam ou desejam atuar na área da saúde mental.

Formuláriode Interesse

Preencha todos os campos do formulário para que possamos entrar em contato com você!!!

Enviar
Razão para fazer Pós-graduação

Aumento da empregabilidade   •   Retorno financeiro   •   Diferenciação de carreira   •   Novos conhecimentos

Foco numa especialidade   •   Atualização profissional   •   Ampliação do networking