PÓS-GRADUAÇÃO UNIFAAT

Processando requisição!

0% - Processando requisição!

X

Fale Conosco:

Aguarde, enviando contato!

PÓS-GRADUAÇÃO - UNIFAAT

Inscrever

PÓS-GRADUAÇÃO PSICOLOGIA

Os cursos de Pós-Graduação da UNIFAAT são desenvolvidos a partir das mais recentes demandas do mercado e contam com excelentes professores.

EMH Pós-Graduação em Psicanálise

Este curso tem como proposta ofertar aos alunos uma visão geral da Psicanálise, através de um retorno aos seus fundamentos em Freud, Lacan e outros psicanalistas. Trata-se de uma formação que além dos aspectos conceituais, dialoga com a clínica no que esta se articula às transformações de nosso tempo. Visa-se oferecer instrumentos teóricos e práticos para a pesquisa, a intervenção e o ensino, seja na Psicanálise Aplicada ou Psicanálise Pura.

Duração
18 meses


Modalidade
Online


Carga horária
560h/a TCC opcional



Aulas quinzenais: Sextas (19h às 22h) e Sábado (09h às 12h).

As aulas serão ao vivo com a possibilidade do aluno assisitir posteriormente, tendo em conta que ficará gravada. 

Certificação:

Centro Universitário UNIFAAT (Instituição Educacional Atibaiense Ltda.)

Portaria nº 258, de 22 de março de 2018. / Portaria nº 1.850, de 24 de outubro de 2019.

Conceito MEC: Nota 4

Registro e-MEC:

https://emec.mec.gov.br/emec/consulta-cadastro/detalhamento/d96957f455f6405d14c6542552b0f6eb/NTMxMg==/93916316abe23148507bd4c260e4b878/MjMzMTM3

TCC OPCIONAL:


De acordo com a resolução n. 01, de 06.04.2018 do CNE, a apresentação de TCC passou a ser facultativa. Caberá ao aluno, ao final das aulas, escolher se deseja fazê-lo ou não, mediante contratação adicional, lembrando que diversos concursos públicos exigem a realização do TCC para pontuação do título de especialista.

Havendo interesse na apresentação do trabalho, a defesa ocorrerá através de videoconferência e os procedimentos desse momento serão informados pela tutoria do curso.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

MÓDULO 1 – A CLÍNICA NA ATUALIDADE 1
A atualidade da clínica freudiana
Diagnóstico diferencial: o diagnóstico e a direção do tratamento na clínica atual
Histeria e contemporaneidade: um diálogo possível?
Neurose obsessiva, uma neurose do futuro
Psicopatologia lacaniana do contemporâneo

MÓDULO 2 – A CLÍNICA NA ATUALIDADE 2
A clínica do delírio generalizado em Lacan
A psicanálise dos transtornos alimentares
As psicoses ordinárias e as outras sob transferência
Autismos
O sujeito toxicômano e seu parceiro objeto droga
TDAH, ansiedade e síndrome do pânico: leituras psicanalíticas

MÓDULO 3 – A CLÍNICA NA ATUALIDADE 3
A clínica de adolescentes e o empuxo ao gozo
A perversão generalizada e a ética psicanalítica
Psicanálise e suicídio
Psicopatologia da infância e adolescência: considerações psicanalíticas
Sexualidade, gênero e transexualidade: perspectivas psicanalíticas

MÓDULO 4 – PSICANÁLISE, CULTURA E SOCIEDADE: DIÁLOGOS POSSÍVEIS
A presença virtual do analista na clínica e transmissão
Algum lugar para o amor nos tempos atuais? Considerações psicanalíticas
Biopolítica e Necropolítica: uma leitura psicanalítica
O inconsciente é a política em Freud e Lacan
Psicanálise e decolonialidade
Psicanálise e racismo
Questões imigratórias em interface à psicanálise

MÓDULO 5 – PSICANÁLISE, CULTURA E SOCIEDADE: DIÁLOGOS POSSÍVEIS
A escuta psicanalítica da pessoa em situação de rua
Leituras psicanalíticas sobre a noção de negacionismo
Literatura, arte e psicanálise: considerações sobre o amor
Masculinidade e feminilidade em tempos de declínio do viril
O mal estar da maternidade na atualidade: perspectivas psicanalíticas

MÓDULO TCC

 COORDENADORES E PROFESSORES
 
Coordenador(a)

Thiago Bellato Doutor

Psicólogo, Psicanalista. Mestre em Psicologia/Psicanálise pela UFSJ. Doutorando em Psicologia/Psicanálise pela UFMG. Atuação em Políticas Públicas.
 
Professor(a)

Alice Oliveira Rezende Mestra

Psicanalista, psicóloga, e mestre em psicologia (UFMG). É membro do Laboratório Transdisciplinar: Família, Parentalidade e Parcerias Sintomáticas (FAFICH/UGMG). Atuou no CAIS (Contagem-MG) como psicóloga clínica e pesquisadora no projeto "Riscos para a Deficiência Intelectual e o Transtorno do Espectro Autista (PRONAS/Ministério da Saúde). Integrou a equipe do ambulatório e dos ateliês de pesquisa do Centro de Atenção Psíquica Freud Cidadão. Ministrou disciplinas em cursos de pós graduação das universidades: Instituto de Educação Continuada (PUC Minas), Centro Universitário de Sete Lagoas (UNIFEM) e Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM). É autora de diversos artigos na temática da clínica com crianças e da psicopatologia infantil.
 
Professor(a)

Carla Almeida Capanema Doutora

Psicanalista, Graduada em Psicologia (UFMG). Mestre e Doutora em Psicologia, na área de Investigações Clínicas em Psicanálise (UFMG). Pós-Doutora em Conceitos Fundamentais em Psicanálise (UFMG. Autora do livro “Enlaces e Desenlaces na Adolescência” (2018).
 
Professor(a)

Cristiane Barreto Mestra

Psicanalista, membro da Escola Brasileira de Psicanálise e da Associação Mundial de Psicanálise. Amplo percurso na Saúde Mental de Belo Horizonte onde foi supervisora clínica. Destaca-se coordenação do Programa de Liberdade Assistida.
 
Professor(a)

Déborah Lima Klajnman Doutora

Psicanalista, psicóloga, docente e pesquisadora. Autora dos livros: “Todo mundo é louco? Novas hipóteses e uma concepção desde Freud” e “A realidade psíquica na neurose e na psicose: de Freud a Lacan”. Pós-doutoranda pela USP, Doutora em Psicanálise UERJ.
 
Professor(a)

Keilah Gleber Mestra

Psicanalista. Possui graduação em Psicologia pela PUC/MG, especialização em "Saúde mental na contemporaneidade" pela PUC/MG e mestrado pela UFAL. É doutoranda em Estudos Psicanalíticos pela UFMG. Autora do livro: Fazer-se um nome: pecado e reparação em Lacan.
 
Professor(a)

Maria Wilma Santos Especialista

Psicanalista, membro da Escola Brasileira de Psicanálise e da Associação Mundial de Psicanálise, Psicóloga, Terapeuta Ocupacional, professora no curso de especialização de Saúde Mental, latu sensu da PUC/MG.
 
Professor(a)

Marina Soares Otoni Mestra

Psicóloga graduada pela Puc Minas, Psicanalista com pós-graduação e mestrado em psicanálise pela UFMG, com 20 anos de experiência clínica. Atualmente, cursa o doutorado na UFMG. Palestrante e pesquisadora de temas voltados para a maternidade, feminino e infância.
 
Professor(a)

Paula Duarte Félix Doutora

Psicanalista. Psicóloga graduada pela FUMEC. Especialista em Saúde Mental e Psicanalise pelo Unicentro Newton Paiva, Mestre e Doutora em Estudos Psicanalíticos pela UFMG. Psicóloga da equipe de saúde mental na atenção básica na prefeitura de BH.
 
Professor(a)

Renata Mendonça Mestra

Psicóloga, psicanalista (Membro da EBP/AMP), Mestre pela PUC-Minas, Doutoranda da UFMG
 
Professor(a)

Samira Pontes Mestra

Psicóloga pela Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ). Mestre em Psicologia pela UFSJ. Membro do Centro de Estudos e Pesquisa em Psicanálise do Vale do Aço (CEPP). Psicóloga no Centro de Referência Especializado para Pessoas em Situação de Rua de Ipatinga/MG
 
Professor(a)

Thaís Limp Silva Doutora 

Psicanalista, Doutora em Processos de Subjetivação (PUC Minas), Mestre em Teoria Psicanalítica (UFMG), professora de graduação e pós-graduação.
 
Professor(a)

Vinicius Moreira Mestre

Psicanalista. Doutorando e mestre em Estudos Psicanalíticos pelo Programa de Pós-graduação em Psicologia da UFMG. Graduado em Psicologia (UFMG). Pesquisador em psicanálise, gênero, sexualidade e masculinidades.
 

Profissionais graduados nas áreas de ciências humanas, da saúde ou outra graduação que tenham interesse em se aprofundar nos fundamentos psicanalíticos estabelecidos por Freud e em posterior Lacan e outros psicanalistas.

Formuláriode Interesse

Preencha todos os campos do formulário para que possamos entrar em contato com você!!!

Enviar
Razão para fazer Pós-graduação

Aumento da empregabilidade   •   Retorno financeiro   •   Diferenciação de carreira   •   Novos conhecimentos

Foco numa especialidade   •   Atualização profissional   •   Ampliação do networking