Fale Conosco:
✓
Mensagem enviada com sucesso!
Prezado(a) NOME. Obrigado por entrar em contato,
Informamos que recebemos sua mensagem, e que vamos responder o mais breve possível.
Atenciosamente PÓS-GRADUAÇÃO.
FECHAROs cursos de Pós-Graduação da UNIFAAT são desenvolvidos a partir das mais recentes demandas do mercado e contam com excelentes professores.
O Brasil possui 18,6 milhões de pessoas com deficiência, indica pesquisa divulgada pelo IBGE e Ministério de Direitos Humanos e Cidadania (BRASIL, 2023). Neste contexto, profissionais das diferentes áreas precisam estar aptos para lidarem com o assunto e promoverem, de forma efetiva, a inclusão da pessoa com deficiência em diferentes contextos. Neste sentido, esta especialização contribuirá para os estudos da área e capacitação dos profissionais.
Duração
12 meses
Modalidade
Online
Carga horária
360h/a TCC opcional
Aulas quinzenais: Sextas (19h às 22h) e Sábado (09h às 12h).
As aulas serão ao vivo com a possibilidade do aluno assistir posteriormente de forma gravada.
Início das aulas: 16/08/2024
Certificação:
Centro Universitário UNIFAAT (Instituição Educacional Atibaiense Ltda.)
Portaria nº 258, de 22 de março de 2018. / Portaria nº 1.850, de 24 de outubro de 2019.
Conceito MEC: Nota 4
https://www.unifaat.com.br/
TCC OPCIONAL:
De acordo com a resolução n. 01, de 06.04.2018 do CNE, a apresentação de TCC passou a ser facultativa. Caberá ao aluno, ao final das aulas, escolher se deseja fazê-lo ou não, mediante contratação adicional, lembrando que diversos concursos públicos exigem a realização do TCC para pontuação do título de especialista.
Havendo interesse na apresentação do trabalho, a defesa ocorrerá através de videoconferência e os procedimentos desse momento serão informados pela tutoria do curso.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
MÓDULO: 1 – PESSOA COM DEFICIÊNCIA, FAMÍLIA E PERCURSO SÓCIO HISTÓRICO DOS DIREITOS DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA
Percurso social e histórico da deficiência no Brasil e os direitos das pessoas com deficiência
Concepções de desenvolvimento humano: abordagens socioculturais, ecológicas e psicanalíticas
Capacitismo, autonomia e vida independente
A influência das famílias na construção da participação coletiva, política e social das pessoas com deficiência
Pessoas com deficiência e direitos humanos: contribuições da Psicologia
MÓDULO 2: - O PROCESSO DE DIAGNÓSTICO, TIPOS DE DEFICIÊNCIA, ALTAS HABILIDADES E DEMANDAS PSICOSSOCIAIS
Avaliação das deficiências: aspectos multidimensionais e interdisciplinares
Ressignificando o conceito de deficiência: os tipos de deficiências e suas respectivas diferenças
Os desafios do diagnóstico de deficiência intelectual na infância dentro da saúde pública
Pesquisa e desenvolvimento de produtos e serviços para a área da saúde e inclusão de pessoas com deficiência
Deficiência auditiva e introdução a LIBRAS
MÓDULO 3- ATUAÇÃO INTERDISCIPLINAR, REDE INTERSETORIAL E A EDUCAÇÃO INCLUSIVA
As seguranças afiançadas no SUAS para proteção social das pessoas com deficiência
A proteção social da pessoa com deficiência em situação de rua
O direito a educação na perspectiva inclusiva
Educação inclusiva e aprendizagem: o papel da escola na garantia de direitos
O acesso a justiça por pessoas com deficiência: desafios e possibilidades
MÓDULO 4 – HABILITAÇÃO, REABILITAÇÃO E MÚLTIPLAS ABORDAGENS COM O INDIVÍDUO.
Uma abordagem psicanalítica sobre a deficiência intelectual – Direção e manejo
Reabilitação neuropsicológica: tratamento para melhoria das funções neuropsicológicas
Tecnologias assistivas e sua importância no cuidado da pessoa com deficiência
Conceitos básicos de neuroplasticidade e aprendizagem
Rótulo X Singularidade: para além do estigma o sujeito na deficiência
COORDENADORES E PROFESSORES
Coordenador(a)
Thiago BellatoDoutorSaiba mais
Psicólogo, Psicanalista. Mestre em Psicologia/Psicanálise pela UFSJ. Doutor em Psicologia/Psicanálise pela UFMG. Atuação em Políticas Públicas.
Coordenador(a) Adjunto(a)
Cleusimar Cardoso Alves AlmeidaDoutoraSaiba mais
Doutora em Serviço Social pela Universidade Estadual Paulista-UNESP, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, campus Franca- SP (2019). Mestre em Gestão Pública e Sociedade pela UNIFAL- Universidade Federal de Alfenas, Campus Varginha (2014). Especialista em Gestão de Serviços Sociais e Políticas Públicas (2011). Bacharel em Serviço Social, graduada pela UNIFENAS (2010). Atualmente, Professora da Universidade Vale do Rio Verde- UNINCOR e Assistente Social da Prefeitura Municipal de Varginha, no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).
Professor(a)
Adriano Kerver de SousaMestreSaiba mais
Graduado em: Normal Superior, Pedagogia, Educação Especial e História. Pós-graduado em 1) Educação Especial e Inclusiva; 2) Educação Empreendedora; 3) Mídias na Educação; 4) Supervisão Escolar; 5) Tutoria em Educação a distância e 6) Gestão Educacional. Mestrado em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento local. Experiência como intérprete e tradutor de Libras, professor da disciplina de Libras na graduação. Experiência no ensino superior, graduação: 12 anos. Experiência na APAE de Campo Belo: 8 anos. Analista de Políticas Públicas do município de Campo Belo desde 2022, servidor efetivo. Professor da Rede estadual de ensino em Campo Belo.
Professor(a)
Anabella Pavão da SilvaDoutoraSaiba mais
Graduada em Serviço Social pela Universidade de Ribeirão Preto. Mestra e Doutora em Serviço Social pela UNESP/Franca. Especialista em Políticas Públicas de Enfrentamento à Violência contra a Mulher pela PUC/RJ. Assistente Social Judiciária do TJSP - Comarca de Nuporanga.
Professor(a)
Carlos Roberto FaustinoMestreSaiba mais
Graduado em Educação Física (2005), Direito (2013) e Pedagogia (2022). Possui pós-graduação lato sensu em Futsal (2006); Gestão Educacional (2007); Docência no Ensino Superior (2008) e Direito Desportivo (2013). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Alfenas (2018). Doutorando em Educação e Saúde na Infância e na Adolescência pela Universidade Federal de São Paulo. Advogado atuante nas áreas do Direito Educacional, Direito Desportivo e Direito do Consumidor. Possuí experiência na docência na Educação Básica, no Ensino Superior em disciplinas dos cursos de Graduação em Direito, Educação Física, Pedagogia e demais licenciaturas e em programas de Pós-graduação. Possuí experiência na coordenação pedagógica no Ensino Superior. Membro do Grupo Interdisciplinar em Estudos de Linguagem (GIEL/CNPQ).
Professor(a)
Denise SantanaEspecialistaSaiba mais
Graduação em medicina pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), conclusão em dezembro de 2007. Residência médica em pediatria pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM), conclusão em fevereiro de 2012. Residência médica em Neurologia Infantil pelo Instituto Fernandes Figueira (IFF/RJ), conclusão em Março de 2014. Título de especialista em pediatria em 2013. Atendimento neuropediatrico na saúde pública (prefeituras de guarulhos e Varginha) e privada desde 2014.
Professor(a)
Eveline MassaMestraSaiba mais
Mestre em gestão pública e sociedade. Psicóloga, pedagoga, psicopedagoga, neuropsicologa, especialista em educação especial inclusiva e reabilitação neuropsicologica.
Professor(a)
Fabíola GrimaldiEspecialistaSaiba mais
advogada e gestora especializada em consultoria empresarial e digital para empresas, negócios digitais, e-commerce e startups.
Professor(a)
Joelma Cristina SantosMestraSaiba mais
Psicóloga, mestra e doutoranda em Psicologia pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), com período sanduíche na University of Greenwich, no Reino Unido.
Professor(a)
Liana Pires SantosEspecialistaSaiba mais
Psicopedagoga clínica , especialista em educação especial e aprendizagem. Palestrante e Conselheira da Ande-Brasil (Associação Nacional de Equoterapia ), Diretora e fundadora do GATI ( Grupo de abordagem Terapêutica Integrada) Clinica GATI SP.
Professor(a)
Mariane ÁvilaMestreSaiba mais
Mestrado em Psicologia (cursando/UFSJ). Graduada em Pedagogia (UNIS), Psicologia (UNIFENAS). Especialista em Teoria e Clínica Psicanalítica (UNIFENAS). Psicóloga, psicanalista. Professora do curso de Psicologia e supervisora de prática de estágio campo/clínica (UninCor). Professora na Fundação Aprender (Varginha) nos cursos de: Psicanálise em interface com a Psicopedagogia e Pós-Graduação em Psicopedagogia. Estuda psicanálise no Nepe (Núcleo de Estudos em Psicanálise e Educação) onde participa do 5º ano de formação da criança (2022). Tem experiência na área de Educação com ênfase em docência do ensino superior; atua principalmente com: clínica, psicanálise, educação e desenvolvimento humano (infância e adolescência).
Professor(a)
Patrícia Aparecida NevesMestraSaiba mais
Psicóloga, Mestra em Neurociências pela UFMG e pós-graduada em neuropsicologia. Consultora técnico científico – Métodos Intensivos e TREINI NA ESCOLA. Tem experiência na área de desenvolvimento infantil, terapia cognitivo comportamental. Atua com avaliação e intervenção nos transtornos do neurodesenvolvimento e treinamento de pais. Além disso, tem prática na gestão de pessoas e gerenciamento de grandes equipes organizacionais.
Professor(a)
Rafael GomesMestreSaiba mais
Psicólogo. Psicanalista em formação. Professor univestiário. Doutorando em Psicologia (PUC Minas- Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais). Mestre em Educação (UNIFAL- Universidade Federal de Alfenas MG).
Professor(a)
Roberta Sarmento BarbosaMestraSaiba mais
Licenciada em Matemática com especialização em Gestão Escolar, profissional da rede municipal de ensino de Varginha a 28 anos, já atuou como diretora escolar, supervisora Pedagógica e atualmente ocupa a função de coordenadora pedagógica da Educação Inclusiva na Secretaria de Educação.
Professor(a)
Samira PontesMestraSaiba mais
Psicóloga pela Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ). Mestre em Psicologia pela UFSJ. Membro do Centro de Estudos e Pesquisa em Psicanálise do Vale do Aço (CEPP). Psicóloga no Centro de Referência Especializado para Pessoas em Situação de Rua de Ipatinga/MG
Professores, psicólogos, assistentes sociais, profissionais de educação e saúde ou ainda de outras áreas que tenham interesse no estudo e inclusão da pessoa com deficiência.
Fique por dentro de eventos acadêmicos e novos cursos
Razões para fazer
Aumento da empregabilidade • Retorno financeiro • Diferenciação de carreira • Novos conhecimentos
Foco numa especialidade • Atualização profissional • Ampliação do networking