PÓS-GRADUAÇÃO UNIFAAT

Processando requisição!

0% - Processando requisição!

X

Fale Conosco:

Aguarde, enviando contato!

PÓS-GRADUAÇÃO - UNIFAAT

Inscrever

PÓS-GRADUAÇÃO EDUCAÇÃO

Os cursos de Pós-Graduação da UNIFAAT são desenvolvidos a partir das mais recentes demandas do mercado e contam com excelentes professores.

EMH Pós-graduação Psicopedagogia Clínica e Institucional

O curso de pós-graduação lato sensu em Psicopedagogia Clínica e Institucional visa oferecer subsídios teóricos e práticos para a formação do psicopedagogo, com ênfase na avaliação, na intervenção e na prevenção dos problemas de aprendizagem, tanto no espaço clínico quanto no institucional. Busca a formação de profissionais qualificados e reflexivos sobre aspectos relacionados ao processo de aprendizagem, em seus padrões normal e patológico, bem como ao desenvolvimento psicossocial de crianças e adolescentes.

Na prática psicopedagógica clínica, o curso aborda os atuais instrumentos de avaliação psicopedagógica (diagnóstico); a organização do atendimento psicopedagógico; a elaboração do relatório de avaliação psicopedagógica; a devolutiva aos sujeitos, às famílias e às escolas; as estratégias de intervenção em alguns transtornos do neurodesenvolvimento, como os transtornos específicos da aprendizagem (dislexia, disortografia e discalculia) e o transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH). Na prática psicopedagógica institucional, o curso trata da avaliação psicopedagógica da escola (da educação infantil ao ensino médio) e das possibilidades de intervenção a partir da formação continuada docente, do desenvolvimento de diferentes projetos que envolvam a comunidade escolar, da adequação curricular e da implantação de programas de avaliação e recuperação da aprendizagem.

Duração
14 meses


Modalidade
Online


Carga horária
460h/a TCC opcional


Final das Inscrições
31 de Março de 2024

Aulas quinzenais: Sextas (19h às 22h) e Sábado (08h às 12h).

As aulas serão ao vivo com a possibilidade do aluno assisitir posteriormente, tendo em conta que ficará gravada.

 

Certificação:

Centro Universitário UNIFAAT (Instituição Educacional Atibaiense Ltda.)

Portaria nº 258, de 22 de março de 2018. / Portaria nº 1.850, de 24 de outubro de 2019.

Conceito MEC: Nota 4

Registro e-mec:

https://emec.mec.gov.br/emec/consulta-cadastro/detalhamento/d96957f455f6405d14c6542552b0f6eb/NTMxMg==/93916316abe23148507bd4c260e4b878/MjI2NzIw

 

TCC OPCIONAL:

A Resolução nº 01/2018, do Conselho Nacional de Educação (CNE), publicada em 06/04/2018, estabeleceu novas diretrizes e normas para a oferta de cursos de Pós-graduação Lato Sensu. Conforme o projeto desse curso, não é obrigatória a elaboração de TCC (trabalho de conclusão de curso), ficando sob a responsabilidade do estudante avaliar a necessidade ou não de contratar o TCC separadamente, caso assim deseje.

Havendo interesse na apresentação do trabalho, a defesa ocorrerá através de videoconferência e os procedimentos desse momento serão informados pela tutoria do curso.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
MÓDULO I - CONTRIBUIÇÕES DA PSICOPEDAGOGIA NA INFÂNCIA
Fundamentos da Psicopedagogia: aspectos históricos e legais
Desenvolvimento humano: a infância
Aprendizagem humana: contribuições de Piaget, Vigotski e Wallon
A brincadeira e o desenho da criança
Aprendizagem da leitura e da escrita
Transtornos do neurodesenvolvimento: dislexia, disortografia e transtorno do espectro autista (TEA)

MÓDULO II - AVALIAÇÃO E INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA NA INFÂNCIA
Neurociência aplicada à Psicopedagogia
Avaliação psicopedagógica da criança
Práticas de intervenção psicopedagógica na infância
Estudo de caso: prática psicopedagógica clínica na infância
Estudo de caso: prática psicopedagógica institucional na infância

MÓDULO III - CONTRIBUIÇÕES DA PSICOPEDAGOGIA NA ADOLESCÊNCIA
Fundamentos da Psicopedagogia: o exercício profissional
Desenvolvimento humano: a adolescência
Contribuições da Psicanálise à Psicopedagogia
Processos cognitivos e raciocínio lógico-matemático: contribuições de Piaget
Olhar e escuta psicopedagógicos
Transtornos do neurodesenvolvimento: discalculia e transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH)

MÓDULO IV - AVALIAÇÃO E INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA NA ADOLESCÊNCIA
Jogos, dinâmicas de grupo e tecnologias digitais no atendimento psicopedagógico
Avaliação psicopedagógica do adolescente
Práticas de intervenção psicopedagógica na adolescência
Estudo de caso: prática psicopedagógica clínica na adolescência
Estudo de caso: prática psicopedagógica institucional na adolescência

MÓDULO TCC

COORDENADORES E PROFESSORES
 
Coordenador(a)

Hilda Maria Cordeiro Barroso Braga Doutora

Possui graduação em Letras pela Universidade de São Paulo (1979), graduação em Pedagogia pela Universidade de Marília (1982), especialista (lato sensu) em Administração de Recursos Humanos pela UNISANTANA (1985), mestrado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas - SP (1996) , doutorado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2001) e pós-doutorado em Administração pela Flórida Christian University (2011).
 
Professor(a)

Fabiana Gonçalves dos Santos Malandrino Mestra

Mestra em Educação: Psicologia da Educação, psicopedagoga clínica e professora universitária
 
Professor(a)

Luciana Andréa Afonso Sigalla Doutora

Doutora em Educação: Psicologia da Educação, psicopedagoga clínica, professora universitária, palestrante e pesquisadora
 
Professor(a)

Luciane Helena Mendes de Miranda Doutora

Doutora em Educação: Psicologia da Educação, psicóloga e psicopedagoga clínica, professora universitária e pesquisadora
 
Professor(a)

Marcia Beatriz Amplatz Mestra 

Mestra em Educação, psicopedagoga, professora universitária, palestrante e assessora pedagógica
 
Professor(a)

Maria Emiliana Lima Penteado Doutora

Doutora em Educação: Psicologia da Educação, psicopedagoga clínica e institucional, pedagoga, coordenadora pedagógica, professora universitária e pesquisadora.
 
Professor(a)

Mateus Henrique Nogueira Doutor

Doutor e pós-doutorado em Neurociências, neurocientista, psicólogo clínico, neuropsicólogo, professor universitário e pesquisador
 
Professor(a)

Reginaldo Silva Poso Especialista

Graduado em Letras e jornalismo. Especialista em Psicopedagogia clínica e institucional. Especialista em Docência do Ensino Superior. Aperfeiçoamento em Saúde Mental. Psicanalista clínico N⁰2515-50
Pós-graduando em Neuropsicanálise e Mestrando em Psicanálise: saúde e sociedade.
 
Professor(a)

Silvaneide Oliveira Silva Especialista

Especialista em Neurociência Aplicada à Educação e Aprendizagem pela
Universidade Presbiteriana Mackenzie; Psicopedagoga; Psicóloga Clínica; Pedagoga.
Membro da equipe de avaliação do Núcleo de Atendimento Neuropsicológico
Interdisciplinar (NANI) do Centro Paulista de Neuropsicologia (CPN) da UNIFESP.
Voluntária no Projeto Social da Associação Brasileira de Psicopedagogia ABPp -
Seção São Paulo; Diretora Pedagógica durante 25 anos; Professora Universitária e
Palestrante.
 
Professor(a)

Teresa Cristina Serra Damiano Borghi Mestra

Mestra em Ciências da Educação: Desenvolvimento Psicomotor, psicomotricista clínica e professora universitária
 
Professor(a)

Vanessa Santos Especialista

Licenciada em Pedagogia pela UNIP e tem uma pós-graduação em Psicopedagogia Institucional e Clínica. Além disso, ela é Master Practitioner em PNL (Programação Neurolinguística) e hipnoterapeuta. Atua como Coordenadora Pedagógica na Educação Infantil desde 2001 e é associada efetiva da Associação Brasileira de Psicopedagogia - Seção São Paulo (ABPp-SP). Ela também é psicopedagoga clínica voluntária em um projeto social da ABPp-SP e está concluindo sua formação como Educadora Parental. Seu perfil profissional é marcado por uma ampla formação e um compromisso social notável.
 

Pedagogos, docentes com licenciatura plena, psicólogos, fonoaudiólogos, assistentes sociais e demais profissionais com interesse nos conhecimentos sobre a aprendizagem de crianças e adolescentes e suas dificuldades.

Formuláriode Interesse

Preencha todos os campos do formulário para que possamos entrar em contato com você!!!

Enviar
Razão para fazer Pós-graduação

Aumento da empregabilidade   •   Retorno financeiro   •   Diferenciação de carreira   •   Novos conhecimentos

Foco numa especialidade   •   Atualização profissional   •   Ampliação do networking