Fale Conosco:
✓
Mensagem enviada com sucesso!
Prezado(a) NOME. Obrigado por entrar em contato,
Informamos que recebemos sua mensagem, e que vamos responder o mais breve possível.
Atenciosamente PÓS-GRADUAÇÃO.
FECHAROs cursos de Pós-Graduação da UNIFAAT são desenvolvidos a partir das mais recentes demandas do mercado e contam com excelentes professores.
A infância e a adolescência formam o tempo da humanização. Aspectos sociológicos, psicológicos e psicopatologicos compõem este período de forma diferenciada. Este curso é a oportunidade de estudar tais fases de forma cuidadosa e aprofundada.
Duração
12 meses
Modalidade
Online
Carga horária
360 h/a
Aulas (AO VIVO e GRAVADAS):
Aulas quinzenais: Sexta-feira (19h:00 às 22h:00) e Sábado (08h:00 às 12h:00).
As aulas serão ao vivo com a possibilidade do aluno assistir posteriormente, tendo em conta que ficarão gravadas.
Certificação:
Centro Universitário UNIFAAT (Instituição Educacional Atibaiense Ltda.)
Portaria nº 258, de 22 de março de 2018. / Portaria nº 1.850, de 24 de outubro de 2019.
Conceito MEC: Nota 4
Registro e-mec:
https://emec.mec.gov.br/emec/consulta-cadastro/detalhamento/d96957f455f6405d14c6542552b0f6eb/NTMxMg==/93916316abe23148507bd4c260e4b878/MjIwMDk1
TCC OPCIONAL:
De acordo com a resolução n. 01, de 06.04.2018 do CNE, a apresentação de TCC passou a ser facultativa. Caberá ao aluno, ao final das aulas, escolher se deseja fazê-lo ou não, mediante contratação adicional, lembrando que diversos concursos públicos exigem a realização do TCC para pontuação do título de especialista.
Havendo interesse na apresentação do trabalho, a defesa ocorrerá através de videoconferência e os procedimentos desse momento serão informados pela tutoria do curso.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
MÓDULO I
História da Infância e da Adolescência
Sociologia da Infância
Sociologia da Adolescência
História da Psicopatologia da Infância e da Adolescência
MÓDULO II
Desenvolvimento – Primeira Infância (primeiras relações)
Desenvolvimento – Primeira Infância (aquisições e hábitos)
Desenvolvimento – Infância (aspectos psicomotores e psicológicos)
Desenvolvimento – Infância (aprendizagens e comportamento)
Psicopatologia da Infância e da Adolescência
MÓDULO III
Atualidades sobre a Infância e Adolescência
Políticas Públicas para a Infância e a Adolescência
Educação e Escolarização da Infância
Educação e Escolarização da Adolescência
MÓDULO IV
Aspectos neuropsicomotores da adolescência
Aspectos psicológicos e comportamentais na adolescência
Adolescência: corpo e sexualidade
Aprendizagem na adolescência
Adições na adolescência
MÓDULO TCC
COORDENADORES E PROFESSORES
Coordenador(a)
Roberta Ecleide de Oliveira Gomes Kelly Doutora
Psicóloga, Psicanalista, Mestre em Psicologia, Doutora em psicologia Clínica, Pós-Doutora em Filosofia da Educação
Professor(a)
Jovana Moster Especialista
Graduada em Direito pela PUC Minas. Especialista em Direito Civil pela PUC Minas. Possui aperfeiçoamento em Docência pelo Instituto Federal do Sul de Minas. Consultora e docente na área da Infância e Juventude e Assistência Social. Já atuou por 5 anos como Controladora Geral do município de Machado, MG e como advogada e coordenadora em serviços de acolhimento institucional de crianças e adolescentes em Poços de Caldas.
Professor(a)
Ana Paula Dias Especialista
Graduada em Pedagogia. Curso de introdução à psicanálise Freudiana e Lacaniana. Trabalha como supervisora pedagógica do município de Poços de Caldas e atua com a psicanálise em consultório particular.
Professor(a)
Flávia Camargo Especialista
Graduada em Pedagogia, especializada em Práticas de Letramento e Alfabetização, em Educação Empreendedora, em Mídias na Educação e Gestão. Mestranda em Educação. É coordenadora do Centro de Referência do Professor - CERPRO de Poços de Caldas.
Professor(a)
Mariana Cruz
Graduação em Fonoaudiologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, com residência em saúde Materno Infantil na Faculdade de Medicina de Marília – FAMEMA. Educadora perinatal, consultora em amamentação e doula. Atuação na clínica de linguagem de crianças pequenas com impasses no desenvolvimento. Psicanalista em formação pelo NEPE - Lugar de Psicanálise (Poços de Caldas - MG).
Professor(a)
Wericson Miguel Martins Especialista
Psicanalista, Psicólogo Clínico e Educacional, Docente Universitário, Analista de Educação Básica - Psicólogo (SRE - SEE/MG), Especialista em Educação Infantil e Psicomotricidade Clínica, Membro do NEPE - Núcleo de Estudos em Psicanálise e Educação e da ReBB-MG - Rede de Estudos Bebês do Estado de Minas Gerais
Professor(a)
Maria Inês Bustamante Doutora
Psicóloga Clínica, com experiência em atendimento psicoterápico de adolescentes, adultos e idosos. Especialização em Psicologia Clínica, Psicologia Hospitalar e Saúde Coletiva. Mestrado em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP. Doutorado em Psicologia, na área de Avaliação Psicológica, pela Universidade São Francisco - USF.
Professor(a)
Alessandra Cardoso Marques
Graduada em Pedagogia pela Puc campus Poços de Caldas. Graduada em Psicologia pela faculdade Pitágoras. Pós-graduanda em Psicopedagogia Clínica e Institucional. Psicanalista em permanente formação com atuação clínica. Membra do Nepe - Núcleo de Estudos em Psicanálise e Educação. Professora (Ensino Fundamental I e Formação de Professores- Curso Normal Médio)
Professor(a)
Caroline de Souza Doutora
Psicóloga -Doutoranda em Psicologia pela PUC Minas. Mestre em Psicologia pela PUC Minas.L. Colaboradora da Comissão do SUAS do Conselho Regional de Psicologia de Minas Gerais. Experiência na Coordenação da Proteção Social Especial de Média e Alta Complexidade e atuação como gestora do CREAS do município de Poços de Caldas - MG. Escritora do livro: “A experiência do cuidado em um serviço de acolhimento institucional”
Professor(a)
Fabiana Aparecida de Souza Especialista
Graduada em Pedagogia, Pós-graduada em Psicomotricidade clínica pelo ISPE-GAE - SP, graduanda em psicologia. Em formação psicanalítica pela ATO, escola de psicanálise de Belo Horizonte,MG. Idealizadora do "Centro de Educação e Psicomotricidade Beabá", em Pouso Alegre - MG. Há 22 anos atua na educação, nos segmentos infantil e 1º ciclo do ensino fundamental, coordenação e formação de professores, acolhimento e escuta das famílias.
Professor(a)
Jeronimo Retuci Especialista
Psicólogo, Psicanalista, Docente Universitário, Especialista em Psicanálise Clínica, Membro do NEPE (Núcleo de Estudos em Psicanálise e Educação) e da clínica LAÇOS (Psicanálise e Educação), Poços de Caldas, MG.
Professor(a)
João Carlos Ferreira Franceschi Especialista
Especialista em Saúde Mental com ênfase em Dependência Química, psicólogo, psicanalista em formação permanente com atuação clínica. Membro do Nepe – Poços de Caldas (MG). Atuante em Comunidade Terapêutica.
Professor(a)
Marcilena Assis Toledo Especialista
Graduada em Letras e Psicologia. Pós- Graduada em Gestão de pessoas e projetos sociais e em Docência do ensino superior. Mestre em Educação. Professora universitária. Psicanalista membro da ATO escola de psicanálise.
Professor(a)
Mariane Ávila Mestre
Mestrado em Psicologia (cursando/UFSJ). Graduada em Pedagogia (UNIS), Psicologia (UNIFENAS). Especialista em Teoria e Clínica Psicanalítica (UNIFENAS). Psicóloga, psicanalista. Professora do curso de Psicologia e supervisora de prática de estágio campo/clínica (UninCor). Professora na Fundação Aprender (Varginha) nos cursos de: Psicanálise em interface com a Psicopedagogia e Pós-Graduação em Psicopedagogia. Estuda psicanálise no Nepe (Núcleo de Estudos em Psicanálise e Educação) onde participa do 5º ano de formação da criança (2022). Tem experiência na área de Educação com ênfase em docência do ensino superior; atua principalmente com: clínica, psicanálise, educação e desenvolvimento humano (infância e adolescência).
Professor(a)
Renato Luiz da Silva Fonseca Especialista
Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2008). Especialista em Práticas e Políticas Públicas em Assistencial Social - Pós Graduação - Faculdade Pitágoras 2015; Graduando em Gestão das Organizações do Terceiro Setor - UNICESUMAR ; Mestrando em Educação - UNIFAL - MG. Consultor em Acolhimento Institucional de Crianças e adolescentes, sendo membro e formador profissional do INSTITUTO FAZENDO HISTÓRIA - OSCIP com sede em São Paulo - SP 2014 / JANEIRO 2019; É cofundador e coordenador executivo da ASSOCIAÇÃO FABRICA DE CONQUISTAS (www.fabricadeconquistas.org) ; Coordenador do Projeto Galpão das Artes - projeto que atende crianças e adolescentes em contra-turno escolar em modalidade de educação não formal e artes; Possui vasta experiência na área e ênfase em Psicologia do Social e Comunitária; É psicólogo clínico com abordagem psicanalítica. Atuou também no campo clinico no Sistema Único de Saúde - SUS e também no âmbito do Sistema Único de Assistencial Social - SUAS. Desta pratica, experienciou intervenções social e comunitária na proteção básica, média e alta complexidade - intervenção a qual tem se dedicado ao aprofundamento nos estudos com ênfase em Políticas Púbicas. Autor do Livro: PROJETO RONDON MINAS - sua influência da formação do psicólogo generalista - Editora Appris - 2019 Autor do Artigo Cientifico Acolhimento Institucional: dos caminhos da história ao relato de experiência de atendimento de crianças e adolescentes na construção e perspectiva da autonomia - publicação editora JURUÁ; 2020
Professor(a)
Rita Nassar Mestre
Mestrado em Psicologia pela Universidade São Marcos (2003). Pós-Graduação em Psicopedagogia e Psicomotricidade. Presidente da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais- APAE de Santa Rita do Sapucaí, MG. Professora titular da Universidade do Vale do Sapucaí em Pouso Alegre, MG. Atua principalmente nos seguintes temas: psicologia e aprendizagem, psicologia e desenvolvimento, psicomotricidade, deficiência intelectual, educação especial, educação inclusiva e exclusão social, autismo, clínica de bebês com sinais de risco para sofrimento psíquico. Em formação psicanalítica pela ATO, escola de psicanálise de Belo Horizonte,MG.
Professores, psicólogos, profissionais de saúde e todos que têm interesse em compreender os estudos atuais sobre Infância e Adolescência
Fique por dentro de eventos acadêmicos e novos cursos
Razões para fazer
Aumento da empregabilidade • Retorno financeiro • Diferenciação de carreira • Novos conhecimentos
Foco numa especialidade • Atualização profissional • Ampliação do networking