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Atenciosamente PÓS-GRADUAÇÃO.
FECHAROs cursos de Pós-Graduação da UNIFAAT são desenvolvidos a partir das mais recentes demandas do mercado e contam com excelentes professores.
O curso de pós-graduação lato sensu em Alfabetização e Letramento visa fornecer subsídios teórico-metodológicos para a docência nos anos iniciais do ensino fundamental no trabalho pedagógico da alfabetização e letramento. O núcleo gerador dos estudos contempla os diversos aspectos do desenvolvimento da criança - psicossocial, cognitivo e motor que levam às habilidades da leitura e da escrita em sua função social – o letramento. Todo o trabalho pedagógico é orientado para os diversos aspectos da comunicação e suas linguagens e os contextos. Além disso, o curso propõe o estudo do processo de letramento – a função social de ler e escrever, que implica a compreensão, interpretação e o uso da língua nas práticas sociais. Trata-se, portanto, de uma fase fundamental para que as crianças se desenvolvam como pessoas letradas, com autonomia para estudar, eficazes na escrita e usuários competentes da língua portuguesa na comunicação oral e escrita.
Duração
12 meses
Modalidade
Online
Carga horária
360h/a TCC opcional
Início das aulas: 11/08/2023
Aulas:
Aulas quinzenais: Sextas (19h às 22h) e Sábado (08h às 12h).
As aulas serão ao vivo com a possibilidade do aluno assisitir posteriormente, tendo em conta que ficará gravada.
Certificação:
Centro Universitário UNIFAAT (Instituição Educacional Atibaiense Ltda.)
Portaria nº 258, de 22 de março de 2018. / Portaria nº 1.850, de 24 de outubro de 2019.
Conceito MEC: Nota 4
Registro e-MEC:
https://emec.mec.gov.br/emec/consulta-cadastro/detalhamento/d96957f455f6405d14c6542552b0f6eb/NTMxMg==/93916316abe23148507bd4c260e4b878/MjMzMTM1
TCC OPCIONAL:
A Resolução nº 01/2018, do Conselho Nacional de Educação (CNE), publicada em 06/04/2018, estabeleceu novas diretrizes e normas para a oferta de cursos de Pós-graduação Lato Sensu. Conforme o projeto desse curso, não é obrigatória a elaboração de TCC (trabalho de conclusão de curso), ficando sob a responsabilidade do estudante avaliar a necessidade ou não de contratar o TCC separadamente, caso assim deseje.
Havendo interesse na apresentação do trabalho, a defesa ocorrerá através de videoconferência e os procedimentos desse momento serão informados pela tutoria do curso.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
MÓDULO I – DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO
Desenvolvimento e aprendizagem nas séries iniciais do ensino fundamental
Neurociências e a aprendizagem
BNCC no processo de alfabetização
A oralidade na escola como pressuposto para o processo de alfabetização
MÓDULO II – ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
As diferentes linguagens e expressões
O desenvolvimento da aprendizagem Matemática
Projetos interdisciplinares: estratégias para o processo de alfabetização
Atividades lúdicas no processo de alfabetização
Avaliação nos anos iniciais do ensino fundamental.
MÓDULO III – ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: CONCEITOS E SIGNIFICADOS
Metodologias ativas de ensino aprendizagem: alfabetização
Alfabetização: aspectos teóricos e metodológicos
Letramento: a prática pedagógica
Planejamento e Avaliação na Alfabetização
MÓDULO IV ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO: PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO
Dificuldades de aprendizagem na leitura: diagnósticos e programas de correção
Dificuldades de aprendizagem na escrita: diagnósticos e programas de correção
A literatura infanto-juvenil e a formação de leitores
Educação inclusiva: desafios e perspectivas no processo de alfabetização
Linguagens e tecnologias digitais
MÓDULO TCC
COORDENADORES E PROFESSORES
Coordenador(a)
Hilda Maria Cordeiro Barroso Braga Doutora
Possui graduação em Letras pela Universidade de São Paulo (1979), graduação em Pedagogia pela Universidade de Marília (1982), especialista (lato sensu) em Administração de Recursos Humanos pela UNISANTANA (1985), mestrado em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas - SP (1996) , doutorado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2001) e pós-doutorado em Administração pela Flórida Christian University (2011).
Coordenador(a) Adjunto(a)
Marli Lucas Doutora
Pedagoga, mestre em Educação pela UNICAMP, doutora em Educação: Psicologia da Educação pela PUCSP. Professora EBTT Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas-Barbacena
Professor(a)
Alax Santos Mestre
Licenciado em Ciências Biológicas, pelo Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais, Campus Barbacena e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Ouro Preto. Tem interesse pelas temáticas de diferença, raça, sexualidade e educação.
Professor(a)
Cristiane Buzzo Especialista
Pedagoga e especialista nas áreas de Neuroeducação, Direito Educacional e Gestão Escolar. Possui MBA em Gestão Empreendedora na Educação. Experiência de 23 anos na Educação pública em rede municipal. Atualmente é Secretária de Educação da Prefeitura Municipal de Jarinu, estado de São Paulo.
Professor(a)
Gizele Caparroz Mestra
Mestra pelo Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Formação de Formadores – Formep/PUC-SP. Licenciada em Letras pela Universidade Estadual de Campinas – Unicamp. Atua em editoras como autora e conselheira editorial, como consultora em Educação e formadora de professores e gestores.
Professor(a)
Luciana Andréa Afonso Sigalla Doutora
Doutora em Educação: Psicologia da Educação, psicopedagoga clínica, professora universitária, palestrante e pesquisadora
Professor(a)
Luciane Helena Mendes de Miranda Doutora
Doutora em Educação: Psicologia da Educação, psicóloga e psicopedagoga clínica, professora universitária e pesquisadora
Professor(a)
Marcia Beatriz Amplatz Mestra
Mestra em Educação, psicopedagoga, professora universitária, palestrante e assessora pedagógica
Professor(a)
Maria Eli Doutora
Mestre em educação matemática pela UNESP de Rio Claro. Doutorado em educação matemática pela PUC de São Paulo.
Professor(a)
Marina Poladian Mestra
Pedagoga pela PUC-SP e Mestre em Educação: Psicologia da Educação pela mesma universidade. Coordenadora Pedagógica na Educ. Infantil na rede particular de SP (Colégio Augusto Laranja). Estudiosa da infância, pesquisadora sobre a formação inicial de professores e da gestão escolar.
Professor(a)
Mateus Henrique Nogueira Doutor
Doutor e pós-doutorado em Neurociências, neurocientista, psicólogo clínico, neuropsicólogo, professor universitário e pesquisador
Professor(a)
Micheli Kovalkzuc Machado Doutora
Possui graduação em Turismo pela Universidade São Francisco, especialização em Educação Ambiental pela Universidade de São Paulo, mestrado em Ecologia Aplicada na Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" - USP e doutorado em Ciências pela mesma instituição.
Professor(a)
Michelle Correia Especialista
Pesquisadora da Infância, Pedagoga, Psicopedagoga especialista em Alfabetização. Atuou 20 anos como professora da Educação Infantil na rede pública e particular de SP. Atualmente atua como coordenador pedagógica.
Professor(a)
Natalia Oliveira Especialista
Licenciada em Educação Física pelo Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais. Psicomotricista Clínica e Institucional. Especialista em Desenvolvimento, aprendizagem e controle Motor. Coordenadora do Setor de Neurodesenvolvimento e Estimulação Precoce da APAE – Barbacena. Acadêmica do 7º período de Bacharel em Fisioterapia pela UNIPAC
Professor(a)
Renata Borges Doutora
Diretora Escolar da rede estadual de São Paulo, Doutora em educação pela Puc-SP no programa Psicologia da Educação e Mestre em educação pela mesma instituição.
Professores, coordenadores, supervisores, diretores de escola de Educação infantil e Ensino Fundamental, psicólogos, psicopedagogos e demais profissionais que atuam ou tenham interesse de conhecer mais sobre o processo de alfabetização e letramento.
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Razões para fazer
Aumento da empregabilidade • Retorno financeiro • Diferenciação de carreira • Novos conhecimentos
Foco numa especialidade • Atualização profissional • Ampliação do networking